Nossa História  apresentação

Nossa História

A Primeira Igreja Batista de Bauru é filha da Igreja Batista da Liberdade em São Paulo, a consolidação (1918-1933), aconteceu em um período marcado por muita instabilidade. Vários obreiros pastorearam a igreja por curto espaço de tempo. No entanto, curiosamente, podemos observar que tais experiências foram de grande utilidade e valia para a formação do caráter de seus membros. Foram anos em que a igreja aprendeu a agarrar-se ao essencial e firmar suas estacas.

A igreja foi organizada em 07 de março de 1920. Seu trabalho teve início com famílias oriundas do Rio de Janeiro e do Mato Grosso, e ao longo dos anos chegaram mais famílias de São Paulo. O primeiro nome da igreja foi “Primeira Egreja Evangélica Baptista de Bauru”. O Pastor Carlos Astro de Mendonça foi o primeiro pastor da Igreja. Em sua formação, tivemos vários pastores no período de 1918-1933: Em 1918-1919 - Pastor J.J. Taylor; em 1920-1924 - Pastor Antonio Ernesto da Silva; em 1924-1925 – Pastor Ruffins B. Stanton, interinamente; em 1926-1927 - Pastor Pedro Gomes de Mello; em 1928 - Pastor Emilio Kerr, interinamente; 1928-1933 - Pastor José Gresemberg.

A Igreja foi organizada com 24 membros, 24 ovelhas do Senhor Jesus, que movidos pelo desejo de compartilhar o amor de Deus através da mensagem do evangelho, fez com que o reino de Deus se expandisse no centro do Estado de São Paulo. Desde 1920 Primeira igreja de Cristo em Bauru tem sido fiel na proclamação do evangelho do reino em Bauru e daqui para os confins da terra.

Em meados de 1918, os imigrantes portugueses instalaram um hospital onde hoje é a Primeira Igreja, o conhecido Beneficência Portuguesa (Ilustrado no Jornal da Cidade em Junho 2014, pág. 08 e 09), para socorrer os enfermos no corpo. Esse local foi adquirido pela Primeira Igreja e hoje é sua sede, assim passou a ser um hospital de almas.

Ao longo desses anos a Primeira Igreja investiu em vidas, organizou filhas (igrejas), restaurou casamentos, e promoveu a expansão do Reino de Deus. São muitas histórias, fatos marcantes e muitos desafios e vitórias. O pequeno rebanho cresceu, se desenvolveu, expandiu e deseja crescer mais para a glória de Deus.

Nota de Agradecimento

Ao pastor Jeferson Rodolfo Cristianini que serviu em nossa igreja de 30 de março de 2014 a 03 de fevereiro de 2019. Estamos vivendo um novo momento como igreja de Cristo. Queremos expressar nosso carinho, apreço e gratidão a este servo de Deus e sua família pelo privilégio que tivemos de tê-los conosco por esse tempo. Que Deus, o Altíssimo, os conduza em seu novo lugar na seara de Cristo.